Um pouco de Latim e Mentiras

Oi, lind@s! Eu sei, eu sei... deixei de passar aqui 2 semanas, né? Mais? rsrsrs Me perdoem. As aulas na UnB voltaram e, graças à greve, não teremos mais férias até março. Para quem não sabe, eu faço Letras-inglês e acabei de me formar em Letras-Português do Brasil como Segunda Língua. Isso mesmo. O único curso do Brasil que forma professores de português para estrangeiros. Se souberem de alguém querendo aulas... rs Então, os dias têm me atropelado e as semanas passado voando. Com inúmeras atividades da UnB para dar conta + meus 9 alunos particulares + a escola + a vida pessoal e as necessidades de ser mulher (oi? Fiquei quase duas semanas sem fazer as unhas. Lixava aqui só para dar uma disfarçada... ninguém merece, né? rs). Para terem uma noção, alguém consegue traduzir isso aqui? [ganha um prêmio quem conseguir. hahaha.. Leio a carta para a host family e dou dicas!! hahaha...]

"- Aquila uolat alte. Rana aquilam notat et maesta coaxat quia alas ualde desiderat.
  Musca spectat ranam aquilaque etiam. Stulta rana muscam non spectat, solum aquilae alas. Musca auolat. Callida aquila ranam surã captat. 
   "Stulta rana", musca ait, "alas desideras sed uitam pessundas. Aquila non captat muscas... sed ranas."   

---> Super vale para a vida de au pair! E sim, o Latim tem me mantido muito ocupada! =D Como a página que temos no Facebook é fácil de acessar do cel, estou mais por lá. Porém, sempre entro aqui e vejo se vocês me deixaram algum comentário/recado. Aqui estão as respostas... rs... pois ninguém deixou e-mail para retorno... rs

Camila Barros: pois é, menina! Escrevi aquele post sobre diferenças culturais porque estava cansada de ler que "os EUA isso", "os americanos aquilo", sabe? Poxa, é um intercâmbio.. intercâmbio... o nome já diz tudo. E, amiga, gostei do que você queria saber sobre perguntar no primeiro contato e a verdade é que não há uma lei, sabe? O que perguntar ou não. Mas acredito que você saberá pelo tom da conversa. :) Se se sentir confortável, pergunta logo. Boa sorte ai!

Jeff: ôôô, que fera!! Toda sorte e parabéns por ter escrito sobre o diferencial com música. Achei super válido. 

Amanda: Claro, mulher! Sou psicóloga, manicure, BFF.. recebo altos e-mails no meio da madrugada com desabafos! E respondo tod@as na medida do possível... :) Pensa ai e me avisa!
Como tod@as sabem, minhas histórias de au pair são de 2006 e de 2007, mas elas não poderiam ser mais atuais. O tema de hoje MENTIRAS/ FALSIDADE tirei de um post que vi lá no grupo de au pair do Face. Vejam só: 6 anos depois... e a mesma coisa acontece. Explico: uma menina postou que "achou que tinha" uma amiga e contou um monte de coisas para ela. Especialmente porque havia ido para os EUA. Essa "amiga" foi e espalhou a história para uma 3 au pair. Pois bem, povo, desde que o mundo é mundo e o sol tá lá em cima, que devemos ter cuidado com as pessoas. 

Vocês verão que o programa de au pair nos deixa com o sentimento de "somos tod@as amigos" assim que chegamos nos EUA e encontramos um@ brasileir@. Pois temos muito em comum: nossa língua, país, trabalho... E saímos fazendo amizade com todo mundo que encontramos pela frente, brazuca ou não. Chamamos de amigo e logo convidamos para irem à casa dos hosts e ao nosso quarto, nosso lugar bem íntimo. Essa pessoa logo passa a ser "nossa confidente" e a saber demais da nossa vida. Trocamos mensagens como se estivéssemos no Brasil. E isso é perigoso. Não estou dizendo que todas as pessoas são perigosas, só estou dizendo que devemos ter cuidado. Ir devagar. Eu também quebrei a cara e conto para vocês.

Mas vamos dar um salto de quase 10 meses entre setembro de 2006 e agosto de 2007. Entre essa história e a anterior. Essa acontece quase 10 meses depois. Vamos lá...

Agora já não estou mais em NJ, estou na CA e tenho um pequeno grupo de amigos. Certo dia, eu estava no mercado e, na fila do caixa, conheci uma garota brazuca gente-boa que morava lá há 4 anos. E ela me convidou para sair e chamou as outras meninas. Saímos UMA vez. Na segunda vez, chamei todas para irem à minha casa e chamei meu pequeno grupo de 4 amigos- dois meninos da Alemanha e a BFF brazuca- e bom, imaginem ai o alvoroço, ferveção, terror e pânico de 2 homens no meio de um bando de mulher. Imagina. Imagina também que um deles estava "de paquera comigo". Ele era a minha sombra, estávamos sempre juntos. E imagina que uma das meninas já foi logo perguntando se havia algo entre nós... e eu, toda tímida, respondia "não, não... somos só amigos". Sei lá, né? Segunda vez que via a guria e ela queria saber da minha vida pessoal... fiquei na boa, calada. Todo mundo foi embora lá de casa (eram umas 15 pessoas no total) e eu fui dormir. Uns dois dias depois, eu fiquei gripada e não pude sair com todo mundo novamente. Lóóógico que a guria, vamos chamá-la de Y, aproveitou para ficar "super amiga" do meu paquera. Nesse meio tempo, a minha BFF que fazia parte dos meus 4 amigos inicialmente, falou para a Y se afastar. Falou para a Y que havia mais que amizade, só que eu era tímida e não "sabia". Essa BFF, ainda é BFF até hoje, me defendeu muito sem eu saber. Mas e dai, né? Quando alguém quer alguma coisa, muitas vezes atropela quem está à frente. E foi isso que a Y fez. Se aproximou dele quando eu não estava lá. Pegou o tel dele dizendo que precisava de amigos. E falou para ele, uma semana depois, que eu estava "de boa" com a ideia deles saindo sozinhos para jantar. Oi? Eu nem sabia de nada. E ele foi, coitado. Sem entender porque eu faria isso com ele. Depois disso, foi tudo pelo ralo. Eu me lembro de me afastar de todos, decepcionada e com raiva. Sem entender nada. Só soube que a Y falou que eu havia dado "permissão" para a saída deles, semanas depois, quando a BFF conversou com ele sozinha e perguntou o que estava acontecendo. E ele respondeu que a Y disse que eu havia dito que não sentia nada por ele, que éramos só amigos. [bom, não era mentira. Foi isso mesmo que eu disse, que era amizade. Mas a BFF disse a verdade para a Y e a verdade deveria ter sido suficiente para ela se afastar.] Ele disse que não sabia mesmo do que estava acontecendo. Se sentiu mal.. pediu desculpas... mas ai já era tarde. Eu já tinha me afastado. 

Sabe o que foi pior nisso tudo? Não foi eles terem saído. Não foi ter dado certo para eles. Foi ela ter agido pelas minhas costas o tempo todo. Me leva a pensar o quão más as pessoas podem ser, mesmo que na cabeça delas não pareça. Ruim também é não saber de tudo que "se passa" nas nossas costas e você não ter a chance de stand up for yourself e se defender. De dizer o que pensa. E de falar "ei, essa não sou eu! Vocês me pintaram assim", mas esse direito nos é negado e calamos. Em várias e diversas situações na vida. Acho que a maior lição que aprendi foi: bons amigos irão te perguntar se é verdade isso ou aquilo. E, em caso de dúvida, vão te defender para só depois lavar a roupa suja com você. E, por favor, em caso de dúvida, quebre o vidro e grite. Hahaha... brinks! Fale logo tudo que pense. Defenda-se. Melhor se arrepender do dito do que do não dito, sabe? Depois, a gente se acalma e pede desculpas, se foi muito "pesado". Mas abaixar a cabeça é coisa que não faço mais. Respondam por vocês, ainda mais lá fora. E se protejam. Não levem a pessoa para a casa de vocês de cara. Esperem. Vejam como ela é. Conversem sobre temas polêmicos também. Vejam como ela reage. E só então chamem de amigos. Acho que por hoje é isso... depois continuo com o outro post: como foi a ida ao parque com os meninos. :)

Exemplo do que é amizade, meus fofinhos. hahahaha

Beijos e mais beijos [Wellen (que tá com o papai doente. Melhoras aí!), Jéssica (que acabou de chegar na casa da HF), Pati, Nayara, Cib, Carols, Lay, Lya, Annanda, Cláudia Leu, Inara, Carina, Cris, Dai, Camila Reis, Jeff, Amanda, Júlia, Bruna, Kamyla, Camila, Marthinha, Carla, Valéria... esqueci alguém? rsrsrs... eu sei, eu sei... São muitas menin@s! Me perdoem... rsrsrsrs e obrigada pela participação na página...] 

Comentários

Maria Cecilia disse…
Estou encantada com seu blog. Estou pensando em ser Au Pair e está me ajudando muito. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Some Disney Secrets...

Kelly Clarkson...