♥Au Pair♥

   -Você vai ser o quê? Au quem? 
 -Au pair... AU PAIR!!!


Au pair, gente! Au pair!! Vamos as explicações básicas. O programa de Au pair (mais conhecido entre nós como "au poor") surgiu na França, assim como a expressão que dá nome a esse tipo de intercâmbio. "Au pair" que dizer "a par" ou "igual", indicando que a relação deve ser de igualdade entre os envolvidos: sendo a au pair um membro temporário da família. (Bom, há polêmicas... Mas isso fica para outro post. Rsrsrs!) As duas partes se beneficiam com uma ajuda na vida diária e com o aprendizado cultural. Assim, o programa de au pair tem duração de 12 a 24 meses (em alguns casos pode ser de 3 meses também) e existem vários destinos disponíveis para serem escolhidos. Bom, ser au pair não é privilégio das meninas, não! Embora sejam maioria, o programa aceita homens também, desde que a família esteja procurando um rapaz para ajudar com as kids. E é com as kids que a au pair vai passar a maior parte do tempo. 



A au pair é uma espécie de irmã mais velha, babá, mãe e amiga internacional que cuida da vida diária das kids. A au pair trabalha até 45h semanais em uma grade horária acordada com a família. Sim, e essa é uma parte importante. A família é a au pair que escolhe, antes de sair do Brasil! Assim, você pode perguntar tudo que quiser saber antes de embarcar nessa. (Tenho um espaço com as principais perguntas aqui no blog). A au pair recebe uma bolsa semanal de U$ +/- 200 dólares + uma bolsa de U$ 500 para os estudos (au pair é obrigada a cursar 6 créditos em instituição reconhecida) + moradia (ela mora com a família) + férias de 2 semanas! Lembrem-se que esses valores são uma média para o programa nos Estados Unidos. É um ótimo programa para quem quer viajar e aprender uma nova língua. Não é o melhor programa para juntar dinheiro, né?! =D A au pair deve ser tratada como parte da família, sim! Mas deve saber dar tempo para a família passar um tempo sozinha, também! (acredite, você vai querer ficar sozinha em algum momento do seu dia também. Rsrsrsr!!). A au pair é livre, assim que acabar as suas atividades do dia, para sair com os amigos, ir para seu quarto ou fazer o que quiser! 



É um bom programa e como eu sempre digo:"depende 87% da au pair". Na boa, se é você que quer sair do seu país para conhecer um outro, é você que tem que se adaptar e não eles que têm que bancar as suas "frescurites", né? Provar a comida e não gostar, é uma coisa! Aí, pede-se à familia para comprar algo especial para você. Mas nem provar e reclamar porque não tem arroz... faz favor e volta para casa! Outra: ai ai ai eu trabalho demais.. mimimi isso e mimimi aquilo, não dá, né? Sério, é um programa de trabalho! São 45h de trabalho! Não tô dizendo que é certo a família te explorar e te tratar como escrava, mas lavar as louças depois do jantar, não vai te matar. Com o tempo você vai entender que uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto. Por exemplo: Uma vez, eu não estava escalada para trabalhar sexta à noite, mas apareceu uma super festa e meus hosts queriam ir. Eles me pediram para ficar com as kids. Eu, lhynda e morena, fiquei! E quando eu pedi uma sexta off para ir no show da Kelly Clarkson, eles me deram! Nem tudo é só grana, sabe?! Gentilezas são legais também. Especialmente se você está vendo que é um caso especial!  

Bom, aproveitei para listar as principais agências no Brasil. Elas têm outro nome no exterior. Lembrando que a STB é a que oferece mais opções de países, entre eles a Austrália (lá podem ser au pair meninas de até 27 anos).

A Cultural Care/EF: www.culturalcare.com.br
A STB: www.stb.com.br/aupair
A Experimento: www.experimento.org.br

Sobre as agências abertas: tem o GAP e tem o AUPAIRWORLD (que eu me lembre de cabeça). Houve uma época em que várias meninas pagavam pela senha e faziam consultas das famílias cadastradas e tal. Bom, o site evoluiu e agora só um IP pode entrar no site por vez. 

Quanto a ir por agência aberta, como o GAP e o Au Pair World... é uma possibilidade, mas seja esperta. Encontre alguma menina na área que possa ir visitar a família para te dizer como é, ou tenha contatos na região, pois se a "coisa ficar feia" você terá como pedir ajuda. O site não te dá as garantias das agências, como, por exemplo, o rematch. Você até pode ir pelo site, sem agência, mas tome TODOS os cuidados possíveis e seja esperta. A Internet está a seu favor. Pesquise, verifique informações e cruze dados. Por exemplo: se uma pessoa diz no profile do site que mora no lugar A e que os filhos estudam na escola X, você pode muito bem verificar tudo pela internet. Quando é o caso de site o acordo salarial é entre você e a família (na maioria dos casos), assim como a questão das passagens. Está sem grana para a passagem? Joga a real na família e pede para eles pagarem e descontarem do seu salário! 

Um outro site útil é o Craig's List. Esse site traz oportunidade de emprego em todo o mundo. Bom, como os sites anteriores é sempre bom ter o olho vivo e ficar esperto. É um site que oferece muitas oportunidades. Bom, só você olhando para saber do que estou falando aqui!! 

Então....
Será que você pode ser au pair?? Não sei! Vamos ver!!




Em primeiro lugar: você quer realmente MORAR FORA? Sim? Então vamos ver se você tem o que é preciso:

-Ter paciência e GOSTAR de crianças! (Eu já disse GOSTAR de crianças?)
- Ter entre 18 e 26 anos (Na boa? Considere esperar até 21. Você vai aproveitar muito mais!)
- Ter carteira de motorista (e experiência, né? Você vai dirigir kids!) ;
- Ter 200horas de experiência com crianças, comprovada por referências. (Sim, eles vão ligar para saber se você não está enrolando! Rsrsrs..)
-Ser solteira(o) e sem filhos;
-Ter terminado o Ensino Médio;
-Ter inglês intermediário;
-Não ser fumante (mas isso pode ser negociável);
-Ter passaporte;
- E gostar de crianças!
-E não ser uma pessoa mimimimi... rs.. Estes últimos por minha conta!

Dúvidas mais comuns:

1- Quem escolhe a família anfitriã?
Bom, como você, a família também preencheu um dossiê (que também chamamos de application) e a agência é responsável por fazer esse "match", esse encontro entre vocês pelos interesses. Se você disser que quer uma família na CA, com 2 kids menores de 5 anos, eles vão tentar te atender. Pode ser que demore um pouco. 

2- Se eu não gostar...
No meu primeiro ano, fui parar no meio do nada com o lugar nenhum. Na boa, minha ville tinha 2 ruas! Sério! Mas eu gostava da minha família e resolvi ficar. Pronto! Mas se não tivesse gostado da família, eu poderia ter pedido rematch para a agência. Quando isso acontece eles procuram outra família para você. Demora, sim! Mas se é o que você quer...

3- Quais são as minhas obrigações?
Por isso falei que esse não é um programa para pessoas "mimimimi"! Você será responsável por tudo que é relacionado às crianças. Por exemplo: arrumar o quarto deles (mas não é nada de faxina pesada), lavar e guardar as roupas (nenhuma família americana que conheço passa as roupas. Mas você pode perguntar.), levar para o parque, para a escola, para as aulas extras e tal. Qualquer coisa fora isso, deve ser "negociado". Algumas familias, por exemplo, vão te pedir para manter o carro limpo (ok! né?), para que você ande com o dog (ai, babe, é com você. Pergunte antes de ir: quais serão as minhas obrigações?) ou faça shopping toda semana (eu adorava essa parte! Adoro um mercado!). Lembrando: 45h por semana, sendo 10h por dia! Mais que isso: hr extra. É "proibido", mas você deve conversar com os hosts antes de sair do Brasil. E, claro, minha amiga, estudar (ou fazer um curso equivalente). Se você deixar de estudar ficará sem o seu reembolso! 

4- O que eu faço com as kids quando tiver on (trabalhando)?
Você "on" é você working, amiga! Uai, brinca! Inventa! Certeza que você tem imaginação! Na minha segunda casa nem sempre podíamos assistir tv, então eu ERA muito criativa! Rsrsrsrs... Quando você tiver off, na sua hora livre, é você que sabe: vá ler um livro, sair com os amigos, caminhar, fazer compras... é com você!



5- O processo é demorado...

O meu não demorou nada! Conto para vocês que fiquei on-line (perfil disponível na intranet da agência) por 1 semana. E fechei com a primeira família. Minha única exigência no dossiê era "uma família que goste de viajar, que more na região de NY/NJ/MA". Os processos podem demorar.. depende do que você pediu e do que você pode oferecer também! 

6- CNH: "Já vi gente que foi sem CNH. Aprendeu a dirigir e tirou carteira lá"... Na boa? Você pode até "melhorar sua direção lá", mas sair daqui sem carteira é furada. Carteira lá é vida. É locomoção. Só não é se você morar em uma big city como Manhattan, mas ainda assim é exigência da agência que você tenha CNH. E, olha, é bom você poder dirigir. É uma independência, sabia?! Você vai e volta e leva e traz, é bom! Outra coisa: pergunte se a família tem um carro para a au pair e se ela poderá usá-lo no tempo livre. Em caso positivo, se há alguma restrição. Eu, por exemplo, não podia dirigir em São Francisco! Saber de tudo antes de sair do Brasil é a melhor coisa a se fazer!

Então, você leu tuuuudo até aqui e continua com uma dúvida? Me escreve: 
tarciaupair@gmail.com 

7- Meninos também podem ser au pair?

Quem foi que disse que só as meninas são boas com crianças? Conheço muito homem mais paciente com as kids, do que muita mulher por aí! 

Primeiro, meninos, vocês precisam ter um appl. "kick ass* ", ou seja: excelente. Vocês já precisam começar quebrando o tabu que é para a família considerar um male au pair. E como vocês farão isso? Simples! Sendo bons no que fazem. Cubram todos os pontos principais:

  *Experiência: tá na cara que serão mais horas, né? Pois pelo-amor-de-Deus, documentem tudo com fotos, vídeos e cartas de referência! 

    *Sabendo lidar: saibam desde trocar fralda até jogar baseball, sim?! Pensem que vocês conheçam o programa com a desvantagem do preconceito por serem meninos, mas se forem bons, as famílias irão considerar vocês, claro! Assim: saibam fazer mamadeira, segurar kids no colo, colocar um curativo no machucado, nadar, falar de filmes e jogos! 
Encontro da CC na casa da LCC. 30/08/2006 


    *Procurando a agência: até onde eu sei, as agências são a CC, Go Au Pair e InterExchange. Mas as regras mudam de uma agência para outra. Assim: escolha a agência e mande um e-mail perguntando quais são os pré-requisitos. No meu grupo, da CC- NJ, eram 45 meninas, sendo 5 meninos. Nenhum brasileiro, pois eles não aceitavam meninos de cara. O esquema era: achar uma familia pelo GAP (ou qualquer outro site) e pedir para entrarem na agência que você escolheu! E assim que entrarem, pedir para a agência colocar seu appl na conta deles. E você faz a mesma coisa: pede para a agência localizá-los para você e colocá-los na sua conta. Pode até falar que se conheceram pela net ou por terceiros. Leva uns diazinhos, mas acontece. E o match, sem ajuda da net, pode demorar como o das meninas, mas pode ser rápido, também. Depende de como está o seu appl e da sua sorte, claro.

*Não esperem apenas pela agência. Como falei ai em cima, façam logo um perfil em sites como o Great Au Pair (GAP) e o Au Pair World (APW).

    *Honestidade: não sabe ou não quer, DIGA! As famílias não precisam adivinhar seus planos, sim?! Se você não se sente confortável cuidando de meninas, por favor, diga logo no appl. Imagina você em rematch em Terras Alheias... é, amigo! Não é fácil! Assim, seja direto aqui... diga o número de que kids que você se sente confortável, o sexo e a idade. 

    *Criatividade: em um mundo "de girls", o que você fará para ser diferente? O que mais você pode oferecer para a family que te escolher? Bom, um amigo me achou pelo FB e descobri que ele é fotógrafo! Já imaginou poder oferecer aos hosts "muitas fotos no final do ano de au pair"??!! Pois é! E você? Toca algum instrumento, fala outra língua ou sabe algum esporte para ensinar aos kids? Tudo isso é diferencial. Uma vez que o salário é o mesmo para homens e mulheres au pairs, se a família não tiver problemas com meninos au pairs, um diferencial pode te trazer uma ótima family. 

    *Só tem para os EUA? Naaaaaada, amigos! Male Au Pair existe em outros lugares do mundo também, viu? Por exemplo, na Alemanha e na Rússia é muito popular. Já vi até na Finlândia (só não fiz meu 3 ano lá porque eles quase não têm sol... eu ia morrer de frio...). O segredo é manter as opções em aberto. Você nunca sabe onde esse mundão e esse programa podem te levar. 

Então, melhor saber como escolher bem, não é mesmo?



                         Perguntas úteis, muito úteis! 

Eu sei que é complicado criar coragem, abafar o nervosismo e começar a fazer uma entrevista, não é? Mas se você já tiver alguma ideia do que irão te perguntar, talvez você relaxe bem mais e a entrevista flua, sim ou claro?! Bom, algumas dessas perguntas devem estar respondidas no profile da sua family. Porém, se você for uma au pair de sorte que nem eu, no profile da family que te amou só haverá o nome deles, a cidade e o estado! Nada de fotos, nada de schedule ou detalhes importantes, como carro, curfew etc. 

Assim, vou dividir esse post em perguntas PARA A AU PAIR e PARA A FAMILY. Vamos às perguntas para a family primeiro:

*1) [Let's say her name is Caroline]. Hi, how should I call you? Is Caroline fine?
*2) How many children are there and what are their names?
*3) How old are they?
*4) How is their daily schedule like?
*5) What do they like to do?
*6) Do they have favorite toys or games?
*7) Do they practice sports? If YES, which ones? **Do they swim yet?**
*8) Are they going to school yet? If so, how far from your house is the school?
*9) Do they go to school by bus or by car? Do I have to drive them?
*10) Are they allowed to have friends over?  
*11) What do they like to eat? Do you follow a speciel diet?
*12) Would I be responsible for their dinner, lunch and breakfast every day? 
*13) What time do they go to bed?
*14) Are they allowed to watch tv/listen to music/play video games?
*15) Are they allergic to something? 

About the parents: Ask their names first! :)
*16) Where do you work and what do you do?
*17) Do you have any hobbies?
*18) Do you have family members living near by?
*19) Do you travel a lot? If Yes, where do you go? Would I have to go, too?
*20) Do you live in a house or apart.? 
*21) Have you ever traveled to other countries? Did you like it? 
*22) Do you know anything about my country?
*23) Have you lived abroad? If so, how hard was that for you?
*24) Why are you hosting an au pair? 
*25) What qualities do you think your au pair should have?
**25.1) Have you ever had an au pair before? Do you mind if I talk to her or send her an e-mail? Why did she go home? How was her relationship with your kids? 

About their city and the area:
*26) How is your city? What are the other cities nearby?  
*27) Are there a lot of schools/colleges/universities near your town/city? If YES, which ones?
Are they too expensive?
*28) Do you have pets?
*29) Do you have a housekeeper? Is she/he going to clean my room, too? Does she/he come every week?
*30) Are there many au pairs in the area?
*31) Where can I take the kids? What things are there to do with kids? Any parks? Library?
gym centers?

About their house and your duties:
*32) Do you have any house rules? What are they?
*33) Where is the au pair room located? Can you describe the room?
*34) Do I have to share the bathroom with the kids or do I have my own?
*35) What happens if I am talking to your kid and he/she is not behaving well? Am I allowed
to give them some time out?
*36) Am I reponsible for any household duties? If so, which ones?
*37) Are my friends and family members allowed to come over to visit me?
*38) Is there a car for the au pair to use?Can I drive it during my free time, too? Am I be responsible for gas?
*39) Is there a cellphone for the au pair to use? 
*40) What activities do you expect me to do with the children?
*41) Will I have access to internet? Is there a computer I can use?
*42) How will my schedule be like?Will I have the weekends off? 
*43) Will I have time to study? 
*44) Will I have a curfew? 

Bom, pessoal, algumas perguntas podem ser muito simples, eu sei! Mas é bem melhor sair do Brasil sabendo tudo, e de preferência, com tudo registrado em e-mail. Outra dica: tente não fazer perguntas muito diretas de maneira fria. Bom, pelo menos eu não contrataria alguém que só quer saber que carro terá e se terá celular... Na boa? Dissolva as ideias dessas perguntas em comentários ou perguntas mais longas... do tipo: "I love going to the movies... I am going to be allowed to use the car during my free time, too?"... 

Algumas perguntas aqui são estratégicas também. Deixe a host falando sobre como é na casa dela e veja se você se sentiria bem lá. Por exemplo: fiz a pergunta 32, uma vez para uma família meio maluca, que colocava o nome das pessoas nas comidas antes de colocar as coisas na geladeira ou no armário. Assim, ninguém poderia comer a maçã da kid1 ou o biscoito do kid2. Affff...A pergunta 44: muitas vezes você poderá chegar em quase quando quiser, mas se estiver com o carro deles, terá que chegar antes das 23h, por exemplo. É uma garantia que eles têm de que você não estará aprontando! Rsrsrs...A 36 também é útil. É quando a sua host vai dizer que "talvez espere" que você vá as compras para ela e tal. Eu não posso reclamar disso, pois eu ia com os meninos no mercado pelo menos uma vez na semana. A gente comprava tudo que precisa e podíamos escolher uma "surpresinha" no final. Geralmente, íamos eu e os mais novos, então era de boa! Eu gostava muito. Mas essa sou EU! E se você não curte mercados, comprar e kids pedindo doces e balas, provavelmente, não gostará de ir ao mercado, ou aos correios, ou à lavanderia. Bom, se você quiser mesmo sentir-se parte da família, vai ter que ajudar sim! Então repensa logo o programa inteiro se você não curte lavar a louça.  

Bom, a família irá te fazer perguntas também, né? Que tal treinar as mais comuns? Ahhh e com eu disse antes, misture a sua vontade de aprender inglês com o seu carinho por crianças, ok? Esse é o segredo! =D  E seja sempre sincero. Se você gosta de sair pra night, diz, ué! Somos jovens e a maioria das famílias entendem que gostamos de sair e tal. Só não mente. Não diz que não bebe nada e chega um dia na casa da host "tonto". Por favor! Isso é o que eles poderão te perguntar! Esteja pronta! Uma boa entrevista é sempre ponto para você!! Essas perguntas foram retiradas do aupairconnect.

  1. Have you ever lived out of your home country before?
  2. Tell us about your personality. Are you a cheerful person?
  3. Can you adjust living with a foreign family and be a part of it?
  4. Can you live apart from your family and friends?
  5. Have you ever been an aupair before?
  6. Why do you want to be an aupair?
  7. How well do you speak our language?
  8. Are you planning on going to a language school?
  9. What do your parents do?
  10. How large is your hometown? Is it a large city or a rural area?
  11. What is your last diploma you received? Are you a good student?
  12. What are your hobbies and interests?
  13. How are your driving and driving record?
  14. Do you have a criminal record?
  15. Do you have a boyfriend or a girlfriend?
  16. How would you spend your weekends here?
  17. Will you request any time off to observe certain religious days?
  18. How do we arrange the vacation schedules?
  19. Are you flexible? If we run little late from work, do you mind?
  20. Would you participate in our family outings or vacations?
  21. Do you have any brothers or sisters?
  22. Please tell us about your childcare experience
  23. Do you have any first-aid training?
  24. Can you cook?
  25. Do you have any dietary restrictions? Is there any type of food you don’t eat?
  26. How would you approach any problems or issues during your stay?
  27. If we want you to teach our children your native language, would you mind speaking to them in your language?
  28. Do you have any allergies?
  29. How is your health? Do you have any health related issues?
  30. What kind of activities would you do with the kids?
  31. Can you help the children with homework?
  32. Would you treat younger and older children equally?
  33. How many children can you take care of?
  34. Our children have playmates coming over to our house regularly. Do you mind having more children around some days?
  35. How do you think this experience will change you as a person?
  36. What are your plans after your aupair experience??
Ok., amigas! Perguntamos tudo e temos resposta para tudo, é hora de considerarmos as coisas. Vamos lá:

   *Número de kids:
Amigas, não se assustem quando famílias de mais de 5 kids falarem com vocês. Perguntem primeiro do schedule deles. Imaginem se 4 forem para a escola todos os dias, o dia todo e vocês só ficarem com o baby? Imaginem também que podem ter outras pessoas para te ajudar. Na casa de uma amiga minha, eram 2 au pairs e uma nanny. Assim, ela só tinha uma kid com ela por vez. Bom, ainda assim pode ser muita coisa para fazer... muita laundry, não é?! Mas se mais pessoas te ajudarem, é fácil.




   *Escolhendo o lugar... Amigas, o lugar vem depois da família. Sim, é a familia que deve "te escolher"/ser escolhida ou chamar a sua atenção! Imagina uma família péssima, que te trata super mal!?! Até a cidade que eles moram será uma tristeza. Lugares você vai conhecer com as outras meninas da sua área, ok? Já achar uma família que te ame é mais complicado... fique com a família, mesmo que você não goste tanto assim do lugar...

   *Deixe a frescura no Brasil...vamos lá. Vou repetir. Esse programa não é para meninas "princesinhas-eu-nunca-lavei-um-banheiro", ok? Essa programa é para quem não tem medo "de ter que fazer dar certo". É para quem não tem nojo de levar as kids ao banheiro e esperar elas terminarem (ou você acha que um boy de 2 anos vai sozinho ao banheiro?). É para quem deixou a sua casa e país de origem para conhecer outra cultura. É para quem quer provar coisas e lugares, e não para quem vai reclamar de tudo e de todos. Foi você quem deixou o seu país, dentro dos limites cabíveis, adapte-se, ué!?

  *A saudade: claaaaaaaaro que vai bater! Uma vez, meu professor de Creative Writing, que tinha ido para a China, me disse:"você só sentirá o choque cultural uma vez na vida". Bom, se você nunca morou fora, essa será, provavelmente, a sua primeira vez. O choque cultural passa... é só um curto tempo de adaptação. Você achará certas coisas "diferentes". Exemplo: o feijão dos EUA é doce. (ECA!), mas depois que você passa esse susto, você entende e evita com muita educação comê-lo novamente (mas você pode ser diferente de mim e gostar, não é?rsrsrs..). O choque cultural somado à saudade podem dar uma sensação de frio na barriga e no coração. Mas PERAÊ! Você não vai desistir por isso! Você vai chorar até cansar e depois vai para o mall fazer umas compras. Rsrsrs.. Lá pelo 5 mês, essa vontade de chorar aparecerá apenas em certos dias. Depois, vai ser cada vez mais rara. Tão rara que muitas meninas nem voltam para o Brasil. hahaha.. Das 13 que foram comigo, várias estão casadas por lá... Claro que você sentirá falta dos seus pais, da comida, dos seus amigos, da sua cama, cachorro, namorado, mas lembre-se de que é normal. Chore! E siga em frente! Você pode também desistir de tudo e voltar. A sua casa ainda estará aqui, na parte sul do continente. Mas tenho quase certeza de que você será forte e cairá na estatística das meninas que choram, enxugam as lágrimas, erguem a cabeça e seguem fortes! Afinal, é uma experiência que você escolheu e que irá mudar a sua vida para sempre. Ninguém é a mesma depois do programa de au pair! 



Então, qual a minha história? Conto aqui para vocês...


Decidi ser au pair quando eu tinha 18 anos e não havia passado no vestibular. Na época, eu não tinha grana para bancar o programa, mas me encaixava muito bem nas exigências, menos em uma: eu não tinha carteira de motorista. Eu não sabia nem dirigir. Meu pai não dava lá muito apoio ao intercâmbio e eu resolvi deixar o projeto de lado. Já que não conseguia passar na UnB (minha única opção), resolvi trabalhar. Arrumei um emprego de auxiliar de biblioteca em uma escola infantil (mal sabia eu que isso me daria mais horas de experiência para o programa do que eu precisava) e passei em uma seleção para bolsistas em uma escola de dança de salão. Pronto! Estava eu levando a vida, quando um lhyndo dia, uma amiga me diz: "Vou fazer intercâmbio na Austrália". Que feeeera! Austrália. Opa, será que não é uma boa hora para resgatar aquele projeto de ser au pair? Avaliei tudo e comecei a pesquisar. Au pair para os States era bem mais a minha praia. Bom, mas faltava a carteira, certo? Juntei grana e tirei a carteira em dezembro de 2005. Dei entrada no dossiê em janeiro/06, achei uma family 2 semanas depois e embarquei em março. Foi muito, muito rápido! 
            A primeira family que viu meu app, me escolheu... Hahahahaha... Bom, eu sabia que tinham gostado de mim porque a agência me avisou. Foi tipo assim: "a família fechou com você, mas você não foi avisada"! E eu respondi que só iria se eles me ligassem. Lembro como se fosse hoje... Eu estava na sala, vendo tv, quando o telefone tocou e era a Katie. Nós conversamos por 5 horas e era como se já nos conhecêssemos. Eu só sabia o nome deles, a profissão e que gostavam de viajar (era tudo que havia no dossiê). Não tinha nem foto. Esperei ela enviar umas fotos no mesmo dia por e-mail, e respondi dizendo que iria morar com eles. [Sou louca!] Nem fiz todas as perguntas. Me joguei! E não me arrependi. Bom, sai do Brasil dia 26/3/06 diretinho para Newark [eu me lembro de olhar a etiqueta na mala no aeroporto e dizer para a moça no balcão do aeroporto: "É New York!" e ela: "Não, querida. Você vai voar para Newark"... "lascou-se!", pensei!]. Fizemos conexão em Washington-DC, ficamos presas na alfândega e perdemos o vôo para NJ. Esperamos umas 4h até o próximo vôo (quem perder o vôo não entre em desespero! Vá até a companhia que, se for problema na alfândega, eles te recolocam sem custo adicional) e acabamos perdendo a primeira van para a escola de treinamento. Lembro que chegamos lá no finalzinho da tarde. E eu ainda tive forças para sair e explorar o lugar. É lindo demais. 


             O treinamento da CC é (era) em Long Island- NY, na beira da praia, em um prédio de uma antiga universidade. 
[Vamos dar um salto no tempo, né?Ou vou narrar todos os meus dias aqui...rsrs..] Fiquei com essa minha família de NJ por 1 ano. Eram três kids (1,3 e 9), eu trabalhava das 9h às 17h, meus dias livres eram seg e terça (não tinha ninguém para hang out) e, às vezes, os primos dos meus kids estavam lá em casa também. Eu viajei com eles para muitos lugares e eles me tratavam como parte da família. Todos eles... Meus kids e os primos também! Eu fazia de tudo um pouco na casa para ajudar, e todas as amigas que me visitavam diziam que eu era louca. Mas eu gostava deles [correção: eu gosto deles] e até pedi para que trocassem meu visto para estudante, mas eles não podiam. Eles precisavam de alguém que não fosse estudar tantas horas, pois precisavam de alguém para deixar o baby. E então resolvi passar meu segundo ano conhecendo a outra costa, o outro lado do pais. Contei para eles a minha decisão e eles me apoiaram. 
             Embarquei dia 26/03/07 para a CA e, dessa vez, eu chorava baldes. Me adaptei à Califa rapidamente. Claro que no começo foi bem complicado. A ex au pair, alemã, era muito amada. Imaginem! Foi um sufoco fazer as kids gostarem de mim! Rsrsrs.. Mas consegui. Lá na Califa eu fiz váááários amigos queridos e cresci demais como pessoa. A minha hostfam era super querida. Eu também me sentia em casa lá. Pedi para eles trocarem meu visto no 3 ano, mas eles não podiam, pelo mesmo motivo da familia de NJ. Quando eu contei isso para a familia de NJ, eles disseram que trocariam meu visto então. Marcamos de nos encontrarmos na FL nas minhas férias. Eles me deram a passagem e tudo. Só para matarmos as saudades... Isto seria no final de outubro. Bom, mas nem tudo está sob nosso controle e naquele mesmo mês, eu sofri um acidente de carro. Eu fraturei a coluna e, depois de 20 dias organizando tudo, eu voltei para o Brasil. Faltavam 3 meses para o meu segundo ano acabar. Não voltei como gostaria, mas estava bem (e viva!)... Nestes 4 anos, eu fui a NJ 2X passar sempre 2 meses com a minha primeira hostfamily. Bom, a família da CA eu ainda não vi... Eu estou esperando para poder voar para lá com mais tempo e com o coração mais tranquilo.




E quando a festa acabar? 



O tempo vai passar voando... E quando você abrir os olhos, o primeiro ano já era! Então fica o segundo, ué! Tá gostando, quer ficar... fique! Essas são as dúvidas mais comuns:

Trocar de Família.... Lá pelo 8 mês, você receberá uma cartinha te perguntando se você quer ficar mais um ano ou se quer voltar para casa. E ainda, se for ficar mais um ano, se quer ficar com a sua atual familia ou se quer trocar de família. Bom, você terá poucos dias para pensar e pagar a taxa do 2 ano (na minha época não havia taxa, por isso não sei o valor exato... mas acho que fica na casa dos U$ 200). Bom, se você decidir por ficar OU NÃO com a sua family, terá que conversar com eles e ser sincera, né? O quanto antes melhor! Bom, nem tanto... Não acho que você deva falar que quer outra familia antes do seu último mês. Algumas famílias podem não gostar e começar a tratar a au pair de maneira diferente. Eu avisei em janeiro e fui embora em março. Arrumei a segunda fam pelo GAP, depois de falar com umas 4 da agência e de não ter gostado de nenhuma das quatro. A minha host fam me ajudou muito na transição. Falou com a nova família, me aconselhou e foram legais até o final. No dia que foram me levar no aeroporto, foi um chororô só. Nem gosto de lembrar. Mas o importante aqui foi a sinceridade. Eu disse que queria mudar de família porque queria conhecer o outro lado do país (sai de NJ para a CA), mas que os amava e que sentiria saudades. Hoje somos amigos (já fui visitá-los quatro vezes) e nos falamos sempre!

A Passagem.... a agência providenciará para você. Não se preocupe. Mas saiba que: te comprarão a passagem mais barata e a viagem será longa. Geralmente com escalas sem fim. Eu sai de NJ às 9h e cheguei na CA às 22h (sem malas). Ou seja: 5h da tarde horário de NJ. Cansada, com o ouvido estourado e confusa. As minhas malas chegaram 24h depois. Amém! 

Nova Adaptação... não será fácil, mas acho que não precisa ficar com medo. Nova casa, nova família, novos lugares e novos horários e costumes/regras. Com umas 4 semanas, você já terá se acostumado (a verdade é que eu levei uns 2 meses para me adaptar à Califórnia). A vida era muito mais agitada do que eu estava acostumada e as kids exigiam muito mais de mim... Mas, ué, quem está na chuva é para se molhar e depois da tempestade veio a bonança... É só conferir meus posts daquele tempo. Ahhh lembre-se de uma coisa. Tive um professor da China que me disse que o "sentimento de choque cultural", só acontecerá de forma brusca uma única vez na sua vida. Depois disso, seu cérebro tomará notas das coisas novas e te lembrará das novas regras... É uma questão de tempo!

Acabou o segundo ano também? Então é hora de juntar a bagunça e voltar para o Brasil, ótimo! Faça isso de coração aberto e cabeça erguida. Afinal, você superou seus medos e dúvidas e ficou mais de um ano fora! Existem várias maneiras de dar "tchau" ao país do Mickey Mouse. 



Comece arrumando a sua mala. Bom, separe tudo o que você conseguiu acumular durante esse tempo inteiro (e, acredite, serão muitas coisas), fazendo três pilhas: vou levar para o Brasil, vou doar e vou vender!! As doações são as coisas que você sabe que serão úteis para alguém, mas que nem vale a pena tentar vender: manuais do college, da cidade, de trânsito... livros, plantas e por aí... As vendas são de coisas que você comprou e não te servem mais, exemplo: calças do primeiro ano, blusinhas ou sapatos que você não quer trazer! Tire foto dos itens que serão vendidos e dos que serão doados e repasse (pelo FB ou e-mail) para as suas amigas locais! Tudo que você trará com você deve ser agora divido entre as suas malas para que nenhuma tenha mais do que o peso permitido. Você precisará consultar a companhia aérea para se informar do peso. Geralmente são duas malas de 32kg (grandes) + mochila+ carry on. Como você ficou dois meses na Terra dos Outlets será quase impossível trazer tudo apenas em 4 volumes. Sugestão: não traga uma 3 mala grande. Traga uma caixa de 29'. Mesmo tamanho, mas cabe bem mais coisas. Foi o que eu fiz. Comprei uma caixa de 29', forrei o fundo com cartolina, passei fica tape em todos os lados e embaixo (claro), escrevi "CUIDADO FRÁGIL", "ESTE LADO PARA CIMA" e coloquei meu endereço e tel do Brasil. Prontinho. Esse pacotão aí foi U$ 100 Obamas. (o preço de uma mala extra). O valor varia de companhia para companhia... melhor ligar e se informar. 

Tá voltando com muitos eletrônicos, hein? Recorra a tal "declaração de residência". Ela pode ser solicitada pessoalmente ou pelo site do consulado brasileiro. Você precisará:
#cópia da sua passagem de volta;
#cópia do DS e do passaporte; 
#os formulários impressos e preenchidos (disponíveis no site --> atestados);
#E pagar uma taxa de +/-U$ 20 no USPS (money order)
Eu não usei essa carta. Vim na cara e na coragem mesmo e não fui parada. Ufa! hahaha.. Não conheço ninguém que tenha precisado usá-la... mas é sempre bom garantir o feijão, né? Sabe como é que é... 

Tem muita menina que fica estressada e preocupada com mais do que apenas a viagem de volta... Elas se preocupam também com as mudanças que o corpo delas sofreu..Mas, na minha humilde opinião, não se preocupe com os "quilinhos" que você ganhou. Quando você voltar a sua vida normal, seu corpo irá reconhecer a dieta brazuca e se estabelecer novamente. Demora um pouquinho e é bom que você faça com acompanhamento médico e procure se exercitar. Lembre-se de que você não é a única a voltar dos States assim, e que mais valem histórias para contar, do que alguns quilinhos a menos. Não tenha medo.



Vire estudante... decidiu ficar como estudante? Legal... Primeiro, seu inglês já está bom? Se não estiver, considere fazer aulas de ESL, pois o nível de inglês exigido é alto. Depois, pegue a lista de cursos que o college perto de você oferece e veja se há algum que você goste. Se sim, vá até o admissions Office (ligue, mande e-mail) e se informe da documentação necessária. Junte tudo que eles pedirem. Entre os documentos haverá a tal carta do sponsor. Sponsor é aquele que "tem o dinheiro" que irá bancar seus estudos. Pode ser alguém do Brasil, sim. Mas é mais fácil se for algum americano. Como a sua host family, por exemplo. O acordo com a host family é bem simples. Eles podem pagar seus estudos, ao invés de pagarem à agência e você continuará com eles. Geralmente, um semestre fica em torno de U$ 4 mil. E você tem que cursar 12 créditos obrigatórios. Ou seja, precisa mesmo negociar com a familia. Ou sair do programa e procurar morar nos dormitórios que alguns colleges oferecem. Tudo que eu expliquei é para undergrad., ou seja, meros mortais com graduação no Brasil ou não. Você pode vir tirar o visto de estudante no Brasil ou por ai mesmo. Se fizer nos EUA, você não ficará ilegal, não. Seu status muda para "em transição". E é só esperar os novos documentos chegarem pelo correio. Você precisa de mais informações? Então, me manda um e-mail que pergunto novamente aos meus amigos que mudaram de visto por lá. 

Faça estágio na sede da empresa que te mandou! Eu fui pela Cultural Care e no site deles, EF/CC BOSTON, há vagas para trabalhar na sede como estagiária remunerada por 3 meses. Eu já vi essas vagas duas vezes e sei que não são muitas, são concorridas e raras, por isso, fique de olho. Ou ainda, mande um e-mail para a sede da empresa pela qual você foi e pergunte. A outra opção é ser monitora na escola de treinamento da CC. Também por 3 meses e também vagas raras. Olhos abertos! Sempre!

De uma maneira ou de outra, você não pode sair dos States sem:

# provar peanut butter jelly sandwich;
# provar o feijão doce do churrasco;
# observar um churrasco americano e sentir saudades do churrasco brazuca! Rsrsrs..
# ir a um show da Broadway;
# visitar Washington DC e fazer o tour pela White House;
# visitar L.A. e alguns estúdios da Universal e tal;
# visitar Vegas e apostar pelo menos 1 dólar;
# visitar a FL e nadar com os golfinhos;
# ir à Disney;
# ir a uma festa de college \o/
# ver um jogo de baseball e de football americano de pertinho;
# ir a um show da sua banda preferida;
# ir ao Brazilian Day em NYC;
# ir a NYC conhecer a Estátua da Liberdade (morei em NJ em 2006 e só a visitei em 2017!)
# ir ao Hawaii e ao Alaska;
# participar de um Halloween super produzida... rs e pedir "doce ou travessura"
# acampar na praia com direito a fogueira e tudo! 
# Brincar na neve, sentí-la nos pés, nas mãos e fazer um boneco de neve!
# comprar algo e usar um cupom...

E tem muitas outras coisas... Eu não fiz todas ainda, mas isso me motiva a voltar várias vezes aos EUA!

Chegando ao Brasil.... a saudade dos EUA será imensa, verdade... Você sentirá falta da segurança, de não se preocupar com tantas contas a pagar, da facilidade que era viajar, das farras e da facilidade de comprar várias coisas, não é mesmo? Você sentirá saudade da língua todos os dias... e trocará várias palavras nas duas línguas. Mas você resolveu voltar e agora é bola para frente! É tentar entrar em contato com empresas e companhias que contratam pessoas bilíngues: Coca-Cola, Sadia, Apple... várias têm escritórios no Brasil e oferecem empregos legais em grandes cidades! Talvez até mudar de cidade e trabalhar usando os cursos que fez nos EUA e o UP que deu no seu inglês. 




E é isso! Espero ter ajudado!! Forte abraço e toda sorte do mundo!!
Segue no FB  a Go Lucy Go (sempre posto dicas dos lugares que passo) e compartilha este post, também. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Some Disney Secrets...

Kelly Clarkson...