Aquele sobre a casa não ser sua!

Oi, auperístikos! Quase um mês sem passar aqui... Juro que a culpa nem foi minha... Aconteceram tantas coisas... Umas que nem valem a pena mencionar aqui... sad, sad! But let's move on, right?

Pessoal, hoje a página no Face atingiu 1000 likes. Estou muito feliz. São mil auperístikos seguindo o blog, as dicas e as brincadeiras que eu posto lá quase todos os dias. Como eu não teria conseguido sem vocês, aqui vai meu presente para os futuros auperístikos: se você está preenchendo o seu appl e se você já fez a sua carta, pode mandá-la para o meu e-mail que eu corrijo para você, ok? Vou corrigir as cinco primeiras que chegarem de hoje, 01/10, até sexta, 04/10. I am waiting! And thank you, nice people! :)



Vamos ao tema de hoje? É um tema bem simples de entender, mas muitos intercambistas têm problema para internalizar um fato bem real: a casa não é sua!

Gente, eu sei que você pagou para ir e que a family aceitou te receber, MAS A CASA NÃO É SUA. Sim, você é parte da familia, eles te amam, MAS A CASA NÃO É SUA. É... você mora lá e tem um quarto e até ajuda nos trabalhos domésticos, MAS A CASA NÃO É SUA. E por que eu estou aqui martelando essa ideia? Porque nós temos auperístikos sem noção... Eles acham que só porque moram lá têm que "mandar" os hosts "tomarem vergonha na cara" e fazerem certas atividades domésticas. Não, vocês não têm que mandar nos hosts. E nem que pedir. É assim que funciona: se a host pedir para você, aí você diz CARINHOSAMENTE que não faz parte dos seus deveres de au pair. Se você QUISER fazer porque algo te tira a vontade de viver, tipo lavar as louças porque odeia ver a pia cheia, ai você faz e fica na boa. Nada de deixar bilhetinho para a host mandando/pedindo que ela lave uma louça que foi ELA, NA CASA DELA, quem sujou. Sim, ela vai lavar quando quiser. Imagine você, recebendo uma menina dos fins do mundo, que fala a sua língua marromenos e que está ali para fazer um trabalho X, te deixando um BILHETE/e-mail/RECADO NO FB te pedindo para lavar a SUA louça. 

Não gosta de morar aqui? Volta para casa, amor!
Oi, né? Se liga. Masssssssssss, e tudo tem o mas, se tem uma coisa que a host faz e que te irrita, então, fia, chama para uma conversa. Em casa. Cara a cara. Mostrando o problema e, o mais importante, APRESENTANDO A SOLUÇÃO. Que meleca de dizer: "isso tá errado e acabô!", nem faz sentido, né? Combinem alguma coisa, converse com jeito, pois a casa não é sua. Se ver louça na pia te mata, lave. Se não quer lavar, fique na sua. Tire de dentro, use a água e coloque de volta. Difícil? Então lava, ué! "Ahhhh Tarciana, mas não fui eu que sujei"... a gente sabe, fia! A gente sabe! Mas a tua host TEM O DIREITO de sujar o que ela quiser e de deixar onde ela quiser e do jeito que ela quiser. Falta de educação? Sim. Preguiça? Talvez. Mas ela, a tua host, é uma mulher crescida. E ela não é tua responsabilidade. Usa a pia, não deixa as coisas das kids e continua teu dia. Se ela te pedir, aí sim, conversa... pois se ela te pede para fazer algo assim, você também pode conversar. Calma, fia, não chama a LCC de cara não. Chama a host e fala com ela. E faz o mesmo que escrevi aí. Esses casos delicados podem dar rematch, sim... Euzinha aqui não ia querer uma menina X me falando que tenho que lavar a louça todo dia de manhã porque isso a deixa "crazy". Hahahaha se ela me fala isso, é rematch e beijo. 

hahahahaha só os fortes entenderão!
E isso não é tudo... outra coisa que os auperístikos têm que lembrar é que: a family viajou, mas você DEVE perguntar se pode levar amigos/ fazer festinha. Bem, use a lógica: eles viajaram, você não pediu, deu uma PUTA festinha, ACONTECEU MERDA, você se lascou. Outra: se os vizinhos virem, você se lascou de novo. Ou ainda, uma amiga leva uma amiga que leva uma amiga que você não conhece. Nunca viu a guria antes. E a guria FUMA na sua casa (o que é proibido), ou "passa a mão" em alguns itens da sua host... E aí, José? Como lidar? Dica importante: não saia confiando em todo mundo... isso é um intercâmbio, não um filme da Disney. Há gente má lá fora também....E lembre-se: cara, você sempre irá se lascar se não contar a verdade. PEDIR: "oi, já que vocês vão para o lake, meus amigos podem vir aqui?" Fala tudo... "nós vamos ver filme, jogar games ou nadar... fazer umas caipirinhas... mas EU DEIXO TUDO ARRUMADO E ME RESPONSABILIZO"... parte importante. Afinal, a casa não é sua. 

Pela minha experiência: eu vivi 1 ano com uma fam que adoravaaaaa uma bagunça. Até eu chegar. Sim, rolava muita coisa pelos cantos, uma zona só e eu ía ajeitando como podia... Mas algumas coisas não dependiam de mim. Por exemplo: meu host tinha que criar coragem e organizar o jardim... fiquei um ano lá e não sentei no deck da casa deles nem uma vez. Hahaha não dava. Tinha poeira, tinham aranhas... e eu doida para chamar azamigas para lá... Mas não rolava mesmo. Um dia, eu joguei um verde p/ minha hosta: "vamos redecorar o deck?".. Ela amou a ideia e a gente foi até uma loja e comprou muitas coisas legais. Pergunte se ela decorou o deck? Não, né? Foi tudo parar na garagem. O host nunca limpou o deck. Hahaha outra: eu tinha aulas 3x na semana das 19h às 22h. Mas eu precisava sair às 18h. Eu deixava tudo organizado, kids limpas e pia limpa e jantar encaminhado e caia fora... no outro dia de manhã, rolava a zona na pia, né? Mas eles guardavam o jantar p/ mim e SEMPRE tinham coisas que eu gostava na geladeira. Algumas vezes, eu até lavava PARTE  da louça.... outras vezes, eu deixava. E a gente ia sobrevivendo... nunca precisamos conversar sobre isso... ficou no ar. Nunca me pediram diretamente. A gente conseguiu levar. Com uma boa conversa TUDO pode ser acordado. Inclusive o carro.... Eu só podia usar um deles... com a rotina e a necessidade, acabei saindo em todos. O que estivesse mais perto, eu ia. Minha paixão era a minivan. Era leve. Mas logo que cheguei eu não podia dirigir porque ela era muito grande. Dai eu só dirigia a KIA. Depois que aprendi, e PORQUE EU GOSTO, eu limpava os carros aos sábados com a ajuda das kids. Sim, eu trabalhava sábado e domingo... e folgava segunda, terça e metade da quarta... Cara, é a vida. Uma coisa compensa a outra... e muita coisa pode ser resolvida no diálogo. 

E vocês? O que tem parecido um pesadelo aí? Ou qual o maior medo de quem ainda nem foi? 

Beijos e muito obrigada... 

**Respondendo os comentários**
@Aline: valeu, querida! :) 

Comentários

Unknown disse…
Ameeeeeeeeiii e já lhe enviei minha letter!! Mil bjos e sucesso!
Tarciana disse…
@Franciele... recebi... rlx que vou olhar esses dias ainda... ;) beijo e obrigada pelo carinho!
Gabi disse…
Adoreeeei o post, sempre pensei isso Tarciana. Existe muita au pair folgada que vai ser au pair e esquece que não tá indo pra hotel 5 estrelas. é claro que existe familia folgada tambem, mas algumas au pairs exageram demais. Continue postando que estou adorando suas dicas.
Bárbara. disse…
Ooi! Tudo bem?

Acabei de conhecer seu blog, por indicação de uma amiga, pois por coincidência eu terminei minha letter hoje!

Mas não sei seu e-mail. :(

Queria muito mandar pra você corrigir.
Vou procurar nos posta, mas se puder me passar, agradeço.

Beijos. :)

Postagens mais visitadas deste blog

Some Disney Secrets...

Kelly Clarkson...