Pára de Olhar para o Seu Umbigo!!

Cenário perfeito: em um dia super quente de verão, você está trabalhando para uma família MARAVILHOSA nos EUA (ou em qualquer outro lugar do mundo). Você está tentando ligar o ar condicionado, mas não consegue. Pega o controle, aperta aqui e ali, e o bicho não funciona. A tua host estava entrando na sala, vê a cena e manda a seguinte pergunta:

- Tarci, no seu país tem ar condicionado? (risos! Troquem ar condicionado por cortina e terão o que me aconteceu! Respondi na maior calma: Tem, sim! Só que é diferente dessa!)

Ok. A maioria de vocês surtaria com uma pergunta assim, não é? Como assim se lá no meu país tem ar condicionado? Como assim se lá tem Mc Donalds, Britney Spears ou iPhone??!! De que planeta meus host são? Por que meleca os americanos só sabem a história/geografia dos EUA e são tão desinformados sobre o resto do mundo? #Só que não! Vocês, amigos que passam aqui no meu blog, quando forem au pairs, levarão em consideração que culturas diferentes resultam nisso mesmo: em perguntas excêntricas! E antes de ficarem bravos com a pergunta dos hosts, vão refletir o seguinte:

Quantos de vocês SABEM SE EXISTE Mc DONALDS EM UGANDA?? E FILTRO de água ou AR CONDICIONADO NA NAMIBIA?? Aliás, onde fica a Namibia, amigos??!! Outra: quem poderia me dizer como os Chineses limpam a casa? Sabia que na maioria das casas da Turkia não se entra de sapatos? ONDE FICA O HAITI? EXISTEM AEROPORTOS EM UM PAIS DO TAMANHO DE UM FEIJÃO?? Hum.... ENTÃO SÓ OS AMERICANOS SÃO DESINFORMADOS E EGOCÊNTRICOS??! Só eles não estudaram Geografía?? E se uma au pair do Nepal for trabalhar para você, aqui no Brasil, suas afirmações sobre o pais dela serão sempre certeiras? Hummmm... Aliás, onde fica o Nepal?? E em Botswana só existem tribos? Será que há internet e computadores por lá??? Aliás, quantos de vocês sabem em   muitas das comunidades indígenas brasileiras existe internet? rs... 

Assim: que tal um pouco de bom senso antes de julgar uma pessoa que te pergunta, com real interesse, se no teu país tem isso ou aquilo??? Na casa que morei nos EUA não tinha vassoura... nem por isso eu julguei uma nação inteira... Que tal um pouco de respeito aos limites do próximo?? Estudar geografia/historia é a única maneira de aprender sobre a diversidade cultural em que vivemos e acabarmos com essa visão de colonizados e inferiorizados. Só sabemos o que acontece com quem está acima de nós, geo e politicamente falando, claro! É fácil entender que aprendemos e sabemos mais das culturas que têm "mais domínio" sobre a nossa, pois elas tocam nas rádios e aparecem na televisão! Porém, o mapa mundi é enorme e temos que aprender a olhar para todos os lados! TODOS nós! 

Dessa maneira, quando você ouvir uma pergunta que para você é óbvia, faça três coisas: coloque-se no lugar da pessoa, sorria e responda. Certamente ela tem interesse em você e no seu país, e se teve coragem para te perguntar seriamente alguma coisa, tenha o bom senso de respondê-la sem julgar a pergunta. Afinal, você saberia me dizer AGORA (sem olhar no Google) como as tribos em Botswana limpam a casa ou bloqueiam as janelas da luz do sol? Não? Nem eu! 
#Think about it! 

Bora acordar, PESSOAL!!!

Comentários

Ana Celis disse…
Faço de suas palavras as minhas. Ja fiquei muito brava com amigas que simplesmente saíram falando mal de estrangeiros pois, perguntaram coisas que, ao que parece, as inferiorizaram. Obrigada por dizer exatamente o que penso.
Beijos.
Camila Barros disse…
Uau! tapa na cara dessa sociedade excêntrica (estou me incluindo nessa haha). Alguns dos países que vc citou eu nem conhecia!

Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Some Disney Secrets...

Kelly Clarkson...