Manifestações no Brasil: eu fui!



Hoje eu fui ao protesto em Brasilia. Hoje, no meio da minha aula das 20h, eu fui questionada para que a aula de português fosse "na rua" e assim foi. Saímos das quatro paredes e fomos ao protesto.


Eu vi pessoas determinadas, cheias de vontade de mudar o cenário político nacional segurando placas e cartazes pela paz e pelas mudanças contra a corrupção. Todas pintadas e com muito sorriso no rosto, estampando a esperança em ver o país mudar para melhor.

Mas eu vi também o outro lado da coisa... Eu vi bombas serem jogadas contra os policiais/militares e vi pessoas dispostas a provocá-los. Vi pessoas que eram/são leigas às causas dos protestos, usando da violência por nenhum motivo. Eu fiquei muito triste e com medo de que o meu país entre em uma grande guerra civil. Não me interessa se os "vândalos" foram "plantados" por grandes empresas ou partidos políticos, essas pessoas podem destruir um movimento tão bonito e podem, ainda, machucar os manifestantes.

Eu não sei como podemos fazer para separar esses manifestantes "mais revoltados" dos protestos. Hoje, a multidão de Brasilia tentou sentar no chão, mas com as bombas explodindo ficou realmente complicado. Será que a multidão deveria tentar segurar esses malucos e entregá-los a polícia com as próprias mãos??

Uma coisa é certa: precisamos de uma liderança organizada que leve som, microfone e projetores. Que saiba conduzir o público. E se você disser que os participantes não precisam ser conduzidos, eu te digo de volta: guiados então. Eles precisam saber para aonde vão e o porquê de estarem indo, pois todos têm colocações diferentes, mas é preciso ter um foco. É preciso organizar as reivindicações. Uma coisa por vez.

Outra coisa que é certa: líderes (especialmente do movimento estudantil) devem assumir as negociações. OU que o povo grite em coro, reivindicações em uma SÓ voz. Uma voz de ordem nacional. Porém, devemos ter uma lista de prioridades:

1- Retirada imediata dos cargos os políticos que já tiveram seus mandatos cassados em qualquer tempo neste país. Sem possível, SOB NENHUMA HIPÓTESE, a reeleiçãos. Ou seja: para político corrupto não haverá 2 chance. Fez besteira uma vez, NUNCA MAIS PODERÁ SER ELEITO;

2- Arquivamento permanente da PEC 37;

3- Redução dos salários de TODOS os representantes do governo (ministros, senadores, deputados, etc) em 60% e perda DE TODOS OS BENEFÍCIOS, como: seguro saúde (deverão pagar plano de saúde como todos nós), auxílio moradia etc; E com seus filhos em escolas públicas.

4- O fim dessa "bolsa Copa do Mundo". Políticos (ministros) que queiram viajar para os jogos da Copa, que paguem as suas próprias passagens. E se estiverem trabalhando durante os jogos, que as suas diárias sejam em alojamentos do exército. Afinal, eles já irão de carona com a FAB mesmo.

5- Um piso salarial NACIONAL para as categorias de base da rede pública (médicos, enfermeiros, professores, policiais, bombeiros, etc) de 6 salários mínimos + plano de carreira e jornadas de 30 horas semanais.

6- Que a Tarifa Zero em ônibus, trens e metrôs seja válida nacionalmente.

7- Investimentos em educação, segurança, transporte e saúde (nos padrões FIFA, claro!);

8- Uma completa reforma da MALHA VIÁRIA NACIONAL, com a duplicação (ou triplicação) de todas as BR's e com a construção de paradas obrigatórias para caminhoneiros e turistas a cada 300km.

E deixo esse post em aberto para que todos os brasileiros possam contribuir. São inúmeros os nossos problemas, mas já provamos que temos força e vontade para resolvê-los. COMPARTILHEM essa mensagem para que todos possam deixar a sua contribuição nos comentários... Então, pessoal, o que mais precisamos mudar, pedir ou reivindicar?? E "vamos pra rua"! E vocês? Foram? Como foi? Tem fotos? Criei uma página... visitem... compartilhem... mandem as fotos!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Some Disney Secrets...

Kelly Clarkson...